quinta-feira, 2 de abril de 2020

Março/20: R$9.225,79 (+0,45%)

Esse é meu primeiro fechamento mensal aqui no blog. Faço esse acompanhamento de forma pessoal já faz mais de 1 ano, mas por motivos de preguiça vou compartilhar só daqui pra frente mesmo!

Apesar de termos passado por um mês de Março absolutamente conturbado, meu patrimônio aumentou 0,45% em relação ao mês anterior, por conta do aporte provavelmente, que por menor que seja ainda representa um percentual elevado em relação ao patrimônio total. Um aporte meu hoje representa cerca de 7% do meu patrimônio. Dessa forma, mesmo com a queda brutal da bolsa ainda saí do mês com aumento patrimonial. Nada muito importante.


No gráfico acima vemos a evolução do meu patrimônio desde janeiro de 2019 (contando aporte e tudo) em azul, e a linha vermelha é como estaria se eu tivesse aportado os 700 pilas que eu queria todos os meses, triste esse gráfico. Emergências ocorreram aí nesse meio tempo, mas vida que segue.

Minha Renda Passiva, que ainda está engatinhando, foi de R$13,57. São rendimentos de FIIs e dividendos/JPC de ações. Segue o histórico abaixo:


A curva em vermelho é a linha de tendência, que ainda não é muito confiável pois ainda tem poucos dados aí, mas gosto de ir vendo quanto o algoritmo espera que meus dividendos cresçam kkk.

Meu aporte (de R$750,00) em Março foi para Reserva de Emergência, Tesouro IPCA+ (cerca de 30 pilinhas só porque a taxa aumentou bastante no meio da incerteza, tipo especulação mesmo pra ganhar com marcação talvez), e em PIBB11.

Meus gastos foram baixíssmos, porque quase não saí de casa da metade do mês pra frente, vou ver depois o que faço com as merrecas que sobraram. Vou guardar em liquidez porque não sei o que vai acontecer nos próximos meses né... Mas os gastos ficaram assim:

  • Alimentação: R$74,00
  • Ajuda em Casa: R$220,00
  • Outros: R$77,00
  • Academia: R$90,00
  • Total: R$461,00
Na parte de saúde no geral foi bom mas tô meio chateado, até a metade do mês fui certinho nos treinos da academia e da luta, mas daí começou o isolamento e cagou tudo, parei de correr e tudo, por relaxo e medo também. Ontem vi que a OMS "liberou" correr ao ar livre desde que não tenha contato social, então quero voltar a correr no parque nesse período de quarentena a partir de amanhã. Acabou que não monitorei numericamente essa parte nesse mês, tenho que prestar atenção nisso daqui pra frente.

Na parte cultural, terminei o livro "A Medida do Mundo" que eu estava lendo. Livro muito legal pra quem está envolvido com a carreira acadêmica, e pros curiosos em geral também. É a história de 2 dos cientistas mais importantes da humanidade, Gauss (o famoso) e Humboldt (quase desconhecido por aqui, mas importantíssimo). É um romance, ou seja, não é documental e nem tudo que tá lá é real, mas demonstra partes importantes e interessantes de um encontro fictício entre as duas personagens principais. Gauss, conhecido como Príncipe dos Matemáticos, dada sua importância, e Humboldt, pai de diversas ciências como geografia, geologia e climatologia entre outras, o homem que fez uma viagem exploratória pelas américas mais ou menos em 1800. É bastante interessante, leiam que vale a pena.

Agora comecei a ler um livro que comprei numa feira literária que teve por aqui, chamado "Dos Democratas aos Reis" que conta a história da queda da democracia ateniense e o domínio dos reis persas sobre a Grécia, que não sei se é bem isso porque não li ainda, mas pelo que entendi é isso kkk.

Sobre meu empreendimento que estou como sócio, os primeiros frutos (pequenos) apareceram, nem pode ser considerado lucro ainda, vai ficar dentro da empresa (que nem MEI/CNPJ tem ainda) pra sustentar nossos projetos. Fiquei bem feliz e tenho trabalhado bastante no sentido desses projetos nessa temporada de quarentena. Além disso tenho feito "Home Office" aqui, escrevendo partes da minha Dissertação que são possíveis de serem escritas, dada que minha pesquisa parou com esse isolamento...

Acho que é isso para o 1° fechamento mensal. Conforme eu for fazendo os próximos vou adicionando/retirando coisas que eu achar importante, e vou aprendendo a comunicar melhor.

Comentem o que der na telha.

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário