sexta-feira, 20 de março de 2020

Corona Vírus Ensina #01

Ontem fiz meu primeiro dia de isolamento. Porém desde o começo da semana, quando a coisa ficou mais intensa aqui no Brasil, venho pensando sobre alguns assuntos na esfera dos investimentos. Essas reflexões já me renderam algumas conclusões e a primeira delas vou deixar nesse post. Pode ser que vire uma série de posts se eu achar que aprendi mais coisa com essa pandemia, mas por enquanto vai ser isso. A ideia é ser direto e objetivo.

Reserva de Oportunidade Gera Conforto Psicológico

Pelo menos pra mim, ver tudo caindo na bolsa não me incomoda por si só. Mas ver tudo caindo e não ter dinheiro para comprar as coisas com Yields atrativos do jeito que estão, com foco no longo prazo, me deixa bem agoniado, dá a sensação de estar deixando passar a oportunidade da década. Inclusive por isso, no post de Planejamento Pessoal Geral que fiz uns dias atrás já incluí a Reserva de Oportunidade que vou organizar para a próxima crise, seja ela qual for e quando for. Pretendo utilizar a estratégia do AA40 de quanto mais cair, maior quantidade comprar.

Até a próxima e abraços a todos!

2 comentários:

  1. Estou desse jeito também, começando a investir agora e sem reserva financeira para aproveitar esse desabamento da bolsa. O motivo da queda é bem triste e preocupante, mas a oportunidade esta aí.
    engordarmeuporquinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Porquinho Magro, (genial o nick inclusive kkk)

      Dá uma sensação ruim não ter pra comprar né?! Mas não vamos desanimar!

      Sim, concordo com você, o motivo da queda é trágico, um evento raríssimo, aquele famoso cisne negro do Taleb... Mas a oportunidade tá aí, não tem o que fazer. Lógico que há o risco de comprar coisas que tão a beira da falência e não conseguimos saber, pois não há como prever o desdobramento dessa pandemia no âmbito econômico ainda...

      Obrigado por comentar! Até mais.

      Excluir