sábado, 2 de maio de 2020

Abril/20: R$10.168,51 (+10,2%)

E lá vamos nós para o segundo fechamento mensal do blog!

Esse foi um mês financeiramente feliz, e de quase todo o resto um caos... Abril foi um mês novamente, ou até mais, maluco por conta do Corona Vírus. Passei o mês em casa e só saí para ir ao mercado e isso me deixou um pouco chateado. Ficar preso dentro de casa é uma sensação de impotência total!

Como passei o mês todo em casa, praticamente nem gastei, tirando a minha parte aqui de casa. Aportei um pouco mais por conta disso e meu patrimônio deu um salto de 10%, por conta do próprio aporte, e também da aparente recuperação da bolsa que havia despencado em Março. Veja o gráfico a seguir:


No gráfico acima vemos a evolução do meu patrimônio desde janeiro de 2019 (contando aporte e tudo) em azul, e a linha vermelha é como estaria se eu tivesse aportado os 700 pilas que eu queria todos os meses.

Minha Renda Passiva foi de R$7,14 que representa mais ou menos metade do mês anterior. São rendimentos de FIIs e dividendos/JPC de ações. Alguns FIIs como XPML11 que está sofrendo com os shoppings TODOS fechados, não pagou dividendos e a renda passiva deu uma diminuída mesmo, por conta do Corona. Segue o histórico abaixo:


A curva em vermelho é a linha de tendência, que ainda não é muito confiável pois ainda tem poucos dados aí, mas gosto de ir vendo quanto o algoritmo espera que meus dividendos cresçam...

Meu aporte nesse mês foi de R$935,00. Acima da minha meta por conta do gasto reduzido que tive por ficar em casa. Foi direcionado para compra de 1 cota de PIBB11 (R$122)  para atingir aquele objetivo de 80% da carteira de ações indexada, além disso o restante foi para a reserva de emergência com Tesouro SELIC (R$740) e ainda Tesouro IPCA+ (R$84).

Os gastos ficaram baixos por eu não ter saído de casa praticamente:
  • Alimentação: R$38,00
  • Ajuda em Casa: R$240,00
  • Outros: R$60,00
  • Academia: R$90,00
  • Total: R$428,00
Minha alocação no final de Abril ficou assim:



Na parte da saúde continuo chateado por estar ansioso e comendo mais ou menos mal. Faço exercício sem muita disciplina nessa quarentena por conta de desânimo mesmo. Estava numa pegada muito forte na luta+musculação antes da quarentena, agora deu uma broxada total, precisaria voltar logo pra academia...

Na parte da cultura, assisti a nova temporada de La Casa de Papel e achei bem legal. Continuo lendo aquele livro sobre a história da queda da democracia ateniense e o domínio monárquico da Grécia. Estou num ritmo bem lento porque estou jogando muito videogame... Sim, viciei novamente... Tenso!

Sobre meu empreendimento, continua em marcha lenta, principalmente com esse covid-19 aí, mas estamos andando para frente, o que é um bom sinal acho! Sinto que mesmo lentamente estamos evoluindo.

Por hoje é isso, abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário